3 Considere as quatro pesquisas a seguir. Pesquisa 1 População: alunos do Ensino Fundamental de sua escola. Variável: quantidade de irmãos de cada um. Pesquisa 2 População: alunos do Ensino Fundamental de sua escola. Variável: cor dos olhos. Pesquisa 3 População: alunos do Ensino Fundamental de sua escola. Variável: altura de cada aluno. Pesquisa 4 População: alunos do Ensino Fundamental de sua escola. Variável: time de futebol preferido. Responda: a) Em quais dessas pesquisas as variáveis são quantitativas? b) Em quais dessas pesquisas as variáveis são qualitativas?​

3 Considere as quatro pesquisas a seguir.

Pesquisa 1 População: alunos do Ensino Fundamental de sua escola. Variável: quantidade de irmãos de cada um.

Pesquisa 2 População: alunos do Ensino Fundamental de sua escola. Variável: cor dos olhos.

Pesquisa 3 População: alunos do Ensino Fundamental de sua escola. Variável: altura de cada aluno.

Pesquisa 4 População: alunos do Ensino Fundamental de sua escola. Variável: time de futebol preferido.

Responda:

a) Em quais dessas pesquisas as variáveis são quantitativas?

b) Em quais dessas pesquisas as variáveis são qualitativas?​

Resposta:

a) As variáveis "quantidade de irmãos" e "altura de cada aluno" são quantitativas, pois elas podem ser medidas numericamente.

b) As variáveis "cor dos olhos" e "time de futebol preferido" são qualitativas, pois elas descrevem características ou atributos que não podem ser medidos numericamente.

Explicação passo a passo:

Existem diferenças fundamentais entre variáveis quantitativas e qualitativas.

Variáveis quantitativas são aquelas que podem ser medidas numericamente. Elas podem ser subdivididas em dois tipos: contínuas, quando podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo específico (por exemplo, a altura de uma pessoa), e discretas, quando só podem assumir valores discretos (por exemplo, a quantidade de filhos de uma pessoa).

Variáveis qualitativas são aquelas que descrevem características ou atributos que não podem ser medidos numericamente. Elas podem ser subdivididas em dois tipos: categóricas, quando os valores que podem ser assumidos são categorias ou grupos (por exemplo, o gênero de uma pessoa ou o time de futebol preferido), e ordinais, quando os valores podem ser ordenados em uma escala (por exemplo, níveis de escolaridade).

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